Concurso Cultural “Seu Lixo Meu”

O Instituto Via Cultural lança a terceira edição do Concurso Fotográfico #utopiasp. Neste ano, com o tema “Seu Lixo Meu”, a proposta é de sensibilizar o público através da linguagem da fotografia e do olhar do observador à busca de novas opções para a resolução de assuntos coletivos. A ideia é reunir visões múltiplas do cenário da capital paulista e região metropolitana, por meio de fotos que capturem momentos do cotidiano da população e a sua convivência e interação com o lixo particular e urbano e atitudes de descarte.

O concurso receberá as fotografias pela rede social Instagram, cuja postagem deverá estar acompanhada pelas hashtags: #utopiasp, #utopiasp_seulixomeu, #viacultural, #livrariacultura. Serão selecionadas 30 (trinta) imagens para a exposição a ser realizada em novembro/2016 na Livraria Cultura do Conjunto Nacional – Av. Paulista. A melhor imagem será premiada e mais duas receberão menção honrosa.

Abaixo, segue o depoimento de pessoas envolvidas no projeto Seu Lixo Meu.

via-cultural-alunos-unipCamila Vieira e Ygor Kassab, alunos de jornalismo da Unip
“A fotografia, como sentimento, pode tocar o coração das pessoas em relação à consciência do meio ambiente. Nós queremos fazer a diferença ao mudar o olhar das pessoas.

 

via-cultural-bueno

Edgar Bueno, da Bueno Filmes.
“A gente não deve ficar alheio quando vê alguém jogando lixo. A principal questão desse concurso é não passar despercebido em relação ao lixo”.

 

 

via-cultural-fotografoAlexandre Ciooti, fotógrafo
“Desperta nas pessoas essa consciência ecológica de como tratar o seu próprio lixo ou o lixo dos outros que, na verdade, é de todos nós.”

 

via-cultural-aluna-fotografandoAmanda Pereira, Ensino Médio.

“O concurso é uma forma de unir a arte e a cidadania. É uma forma de denúncia e mostrar que existem pessoas conscientes sobre o lixo na cidade.”

via-cultural-anaAna Lúcia Marcondes, Responsável pela Via Cultural
“Esse concurso traz um olhar diferente para a cidade. A cidade está mudando; você tem que fazer parte dessa mudança. Nosso olhar para a cidade tem que ser um olhar de responsabilidade .

 

 

 

Um comentário sobre “Concurso Cultural “Seu Lixo Meu”

  • Uma importante iniciativa de conscientização das pessoas sobre a responsabilidade do lixo descartado, usando a fotografia como registro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *