Semasa: Visita ao aterro sanitário

Os alunos-repórteres da TV Faculdade foram a Santo André para buscar informações, acompanhar e saber sobre o funcionamento do Semasa (Serviço de Saneamento Ambiental de Santo André). Confira a matéria.

     semasa-06Visitamos algumas instalações, como por exemplo a estação de tratamento de resíduos líquidos e o aterro sanitário onde presenciamos o funcionamento da divisão do lixo e do tratamento do chorume. As instalações são de muita qualidade, além disso, o Semasa promove obras que visam o apoio tanto à natureza quanto a parte urbanizada do Município.

     O Semasa é uma instituição que traz novos conceitos de gestão ambiental, integrando todas as dimensões do saneamento, que envolve abastecimento de água, coleta, afastamento e tratamento de esgoto, drenagem, gestão de resíduos sólidos e por fim, gestão de riscos urbanos.O desenvolvimento sustentável de Santo André está apoiado principalmente nas ações do Semasa, que integradas agilizam e multiplicam os resultados, gerando benefícios imediatos ao meio ambiente e a população. Com fornecimento de água de qualidade e coleta de esgoto em 100% da área urbanizada. O Semasa procura elevar o volume de esgoto tratado, conquistando ainda nessa década a universalização dos serviços de saneamento básico, conquista garantida por um conjunto de investimentos e realizações, além de um cuidado especial em áreas de proteção ambiental tendo parte do efluente tratado utilizado como água de reuso para a limpeza urbana.

     Obras e manutenções são as bases do serviço de drenagem e través do acompanhamento em tempo real do escoamento de águas pluviais e do trabalho continuo de limpeza de rios, piscinões e bocas de lodo. Com a execução de obras específicas, o Semasa reduz os risco de prejuízos materiais ocasionados por enchentes. Santo André possui 55% de seu território composto por áreas de mananciais e importantes cursos d’água, por isso a gestão ambiental tem o desafio de criar soluções sustentáveis para o desenvolvimento da área urbana e a preservação deste patrimônio natural.semasa-04

        A politica de educação ambiental de Santo André prepara a cidade para um futuro sustentável, ações que refletem o cuidado com a limpeza urbana, a varreção das ruas e a coleta de resíduos cobrem todo o município. Os resíduos úmidos são coletados e destinados ao aterro sanitário. Os resíduos secos são encaminhados para triagem e comercialização por cooperativas formadas por ex catadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *